quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Sock Box 2018 #1




Tricotar meias torna-se um vício.
Na minha gaveta já habitam pares suficientes para não ter de as lavar "à pressa".
Já fiz para a filha (que continua sem os usar), para o marido e para a mãe. 
Já fiz para oferecer e a pedido.
Estas, que foram ainda acabadas em 2017 estão por enquanto sem destinatária.


Dou por inaugurada a minha Sock Box 2018.
Ficam à espera de alguém que precise e/ou as mereça.

E disto isto pergunto:
Tricotam (ou crochetam) para todos aqueles que vos pedem?
Acham que todos são "merecedores" do vosso tempo?

De todas as peças que já ofereci (que fiz para) posso dizer que a pessoa mais "merecedora" é a minha mãe.
Já lhe fiz cachecóis, golas, xailes, echarpes, bolsas e meias.
E também 1 ou dois gorros.
Sei que aprecia e dá valor, tanto aos materiais como ao tempo "gasto".

Este Natal ofereci umas meias a uma pessoa, que embora não conheça muito bem, sabia que ia gostar.
Gostou e apreciou.
Veio agora pedir-me que fizesse um par para cada uma das suas meninas.
Disse que não.
Ela sabe tricotar, embora não saiba fazer meias.
Imprimi-lhe umas instruções em português, e ofereci-lhe um novelo de lã para experimentar.

Fiquei de bem com a minhas consciência, mas...
O que fariam?
Tricotam a pedido para todos os que vos pedem?




9 comentários:

  1. Gosto das meias! Simples e bonitas. Por certo vais encontrar quem as mereça e aprecie ;)
    Beijinhos, Maria
    Ps: ainda não ganhei coragem para me aventurar nas meias...

    ResponderEliminar
  2. Olá! Parabéns pelas meias!Lindas como todos os seus trabalhos...
    Eu, apesar de ter vontade, ainda não ganhei coragem para me iniciar na aventura de tricotar meias.
    Gosto imenso de oferecer trabalhos feitos por mim aos familiares e amigos.
    A maioria aprecia o que faço.
    Quando alguém não gosta deste tipo de trabalhos não ofereço.
    A minha cliente "mais difícil" é a minha filha! E tenho pena que assim seja...
    Geralmente não quer que faça nada para ela.
    Quando me pede algo, esforço-me ao máximo para fazer ao gosto dela, mas... quase sempre acha que não fica como estava à espera!
    Continue a oferecer e a mostrar os seus maravilhosos trabalhos.
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  3. Como louca que sou por meias, essas até poderiam ser minhas...hehehe!
    Olha para matar a curiosidade, já estou na aprendizagem das minhas meias, passei o calcanhar e vou agora entrar na biqueira, não deve ser nada difícil essa parte, penso que o mais complicado mesmo era o calcanhar.
    Beijinho grande e obrigada pelo incentivo.

    ResponderEliminar
  4. Se fizeres os calcanhares iguais aos meus, a biqueira é igual (ao calcanhar)

    ResponderEliminar
  5. Maria, essa é uma boa questão. :)
    Acho que faria se mas pedissem, porque faço-as sem que mas peçam e ofereço-as, o que vai dar quase ao mesmo.
    Bem, não sei se toda a gente a quem ofereci mimos é digna ou foi digna do meu tempo e do meu trabalho, mas penso na alegria e no gosto que me deu. :) Esqueço o trabalho, o tempo, o dinheiro (sim, porque estas coisas ficam caras)...
    Das dezenas (ou talvez centenas) de peças que ofereci, só de uma é que não obtive resposta, ou seja, nem um obrigada, nem um olá. Às tantas fiquei sem saber se realmente a recebeu porque a mandei por uma terceira pessoa. :( Fiquei magoada na altura e nem queria acreditar!
    Atualmente só ofereço quando sei que vão gostar e usar, porque há diferenças. Há quem goste de ver e não quer ter ou usar e há quem goste de ver e queira ter ou usar... mas corro sempre o risco de vir a perceber que afinal as meias que ofereci (é só um exemplo) para andar nas botas ou nos sapatos, estão confinadas ao andar por casa... isso desgostar-me-à. Apesar disso, nada me demove de continuar a fazer e oferecer, desde que não me falte a saúde - a mim ou aos meus, já tive alguns sustos sérios... :(
    Quanto à filhota, coitada dela se não fossem as meias que a mãe lhe faz. Estudando numa cidade gelada valem-lhe as meias de lã para andar com os pés quentinhos e olha que já lhe fiz mais de uma dezena de pares, eh!
    As tuas meias ficaram lindas e perfeitinhas, gosto muito do modelo (esses torcidos são um charme) e da cor. Parabéns por mais uma delicadeza das tuas!
    Beijinho grande, até amanhã!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mantenho a esperança que a minha filha, um dia, ainda goste e peça que lhe faça, por enquanto prefiro não insistir para não serem meias de "andar por casa".
      Ainda assim acho que o fazer, porque nos apetece, para oferecer, é diferente do fazer porque nos pediram para fazer.
      Ou não.
      Ou então sou eu que não gosto de ser pressionada a fazer o que não me apetece naquela altura...

      Eliminar
    2. É isso mesmo, Maria, tens toda a razão... só faço quando me apetece, se o pedido coincidir com o momento em que estou virada para... tudo bem, caso contrário, terão que esperar. :)
      É assim que fujo às pressões e aproveito o divertimento, pois para trabalhar com pressões e tensões já basta na vida profissional. :(
      Beijinho, compreendo-te perfeitamente! Quanto à filhota... é uma questão de tempo. :)

      Eliminar

Obrigado pela visita