quinta-feira, 3 de agosto de 2017

5ªs feiras mais saudáveis





Ir ao mercado sem sair de casa.
Ter produtos frescos e saborosos à distância de um click...

Já há alguns meses que recebo frutas e legumes em casa - bem, é no trabalho que costumam fazer a entrega, sendo que a 5ª feira é o dia. 
Todas as semanas a composição dos cabazes muda, e vou encomendado conforme as necessidades e vontades. Umas semanas só fruta, outras frutas e legumes...


Outro serviço também disponível na minha zona é o Cabaz de Peixe. A minha amiga Ana, que é cliente habitual já me tinha falado dele mas, ou na altura ou não faziam entregas a dias e horas que eu pudesse receber, ou eu não vi com "olhos de ver", e pareceu-me que não podia aproveitar.

O peixe vem da lota de Sesimbra, e é disponibilizado consoante o que é pescado.
Se nos cabazes de frutas e legumes eu sei exactamente o que me vai ser entregue, no de peixe não. Das espécies listadas podes assinalar as 3 que não queres receber, o que para mim, inicialmente foi um entrave para avançar com a primeira encomenda. Muitas vezes temos a mania que não gostamos disto ou daquilo, e geralmente quando vamos nós escolher à banca do peixe temos tendência a escolher sempre o mesmo - pelo menos comigo é assim.

Mais uma vez as palavras da Ana ficaram a ecoar na minha cabeça - "se vem uma espécie que nunca experimentaste, pesquisas para saber como podes cozinhar...".

Foi o que aconteceu há quinze dias atrás - sim, o cabaz de peixe também é entregue à quinta feira. 
Do cabaz faziam parte carapaus, sardinhas, uma pescada e três pedaços grandes de raia. Eu já havia decidido que nesse dia o jantar seria peixe, de algum que viesse fresquinho
Nem a propósito, acho que nunca tinha comido raia sem ser em caldeirada, mas no dia anterior tinha visto uma receita da Filipa Gomes de um pregado no forno que decidi recriar. 
Ficou delicioso.

Por cá as quintas-feiras têm sido mais saudáveis.
É o dia para fazer a ementa para a semana e a lista de compras para o fim de semana

Quem vai ás compras sem sair de casa?








4 comentários:

  1. Nunca se comeu tanto peixe e legumes na minha casa.
    É uma aprendizagem para os miúdos.
    É uma nova forma de vida.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Que interessante comprar sem sair de casa produtos saudáveis.
    Ainda bem que arranjaste boa opção para araia, pois é um peixe delicioso, e diz quem sabe que fazer salada dele com maionese, comem e dizem que é lagosta.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Coisa bem boa isso !! Como eu tenho uma feira bemm pertinho de casa todas as quartas, não aderi a receber em casa. Gosto de ir e escolher os produtos. Mas acho maravilhoso ter essa possibilidade. Bjos,
    Lú. ����

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita